Os benefícios da Massoterapia


Marcadores:
Dores nas costas, irritabilidade, tensão... Hoje vamos falar um pouco sobre os benefícios da Massoterapia.

Já foi o tempo que massagem era vista como "frescura". Atualmente, a massagem pode ser a opção para o tratamento de muitas enfermidades. E há aquelas pessoas que não vivem sem!


Eu não tenho problema algum. Posso fazer massagem?

Claro! a massagem pode ser feita em qualquer pessoa livre das contra-indicações que falarei a seguir, somente para relaxar. Mas ainda pode ser indicada para tratamento de lesões esportivas, ortopédicas, tratamento de ligamentos e tendões, músculos, trigger points (ou nódulos), inchaços.

Quais os movimentos principais?

Na massagem clássica, sueca, temos como início da massagem, o deslizamento, também conhecido como "Effleuráge". Este movimento é importante para que o cliente se identifique com o toque das mãos do terapeuta, ritmo e pressão. Podemos finalizar a massagem também com o deslizamento.

Entre eles estão as manobras chamadas de "Petrisságe", onde são feitos manobras para dissociação de nódulos, aderências, mobilização muscular, melhora da oxigenação e fluxo sanguíneo, melhora da dor. São os movimentos de amassamento, pinçamento, beliscamento, socamento... (Dá até medo, né? kkk). Mas é muito bom!

Dói?

Dependendo do grau de tensão muscular, no início, pode doer sim. Mas é só aumentar a circulação sanguinea, para conseguirmos o aquecimento local e inibição da dor. Mas não podem provocar hematomas, já que as finalidades são também relaxamento e bem estar!

Deve-se usar óleos e cremes?

Sim. Algumas massagens incluem cremes, óleos, pedras aquecidas, bambus, conchas...depende da escolha do profissional e do cliente!

Tem contra-indicação?

Sim. Não podem ser submetidas à massagem portadores de doenças de pele, tumores, tromboflebites, infecções, febre, doenças cardiovasculares onde são contra indicadas aumento circulatório.

Qualquer pessoa pode ser massoterapeuta?

Não. O profissional deve ser formado em Técnico em Massoterapia, Terapeutas Holísticos, Estética ou Fisioterapia, ou ainda, àqueles profissionais que tiveram, em sua grade curricular durante a formação, as disciplinas de Anatomia,. Fisiologia, Patologia, e Recursos Terapêuticos Manuais ou Medicina Tradicional Chinesa, entre outros. Entender de Anatomia Humana, é, no mínimo, o básico, essencial!

Portanto, fica a dica para você que quer ser submetida à uma sessão de massagem. Escolha o local adequado, limpo, devidamente regularizado pela Vigilância Sanitária local. Informe-se!

E relaxe!

Beijos!

@carolfisioderm


Dra Ana Carolina Leão
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional
CREFITO 4/60201F

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...