Cremes, loções, gel...qual usar?


Marcadores:
Quando decidimos por usar um cosmético, sempre nos preocupamos com o bem ou mal que ele pode causar à nossa pele. Pra isso, devemos conhecer um pouco sobre cada tipo de veículo.

Mas, como assim?

Resumidamente, os cosméticos são compostos por matérias-primas utilizadas nas formulações de acordo com suas propriedades funcionais e físico-químicas. Estas podem estar solubilizadas, emulsionadas ou suspensas em um veículo, geralmente aquoso, ou então estar na forma de pó. Ao final, temos as apresentações em gel, loção, pó, sérum, creme...

Mas qual o mais indicado para meu tipo de pele?

Pele oleosa: na pele oleosa é necessário reduzir a produção de sebo e hidratar. Devem ser utilizados loções fluidas (levinhas) oil free ou em gel. Isso impede que os poros sejam obstruídos piorando casos de acne.

Pele sensível: loções ou séruns são bem-vindos. Para hidratar, use cremes ou loções hidratantes sem fragrância, de preferência que contenham um complexo calmante, como o alphabisabolol.

Pele madura: cremes. As peles maduras necessitam de nutrição e hidratação, e os cremes têm o poder de reter a água na superfície.

Cosméticos em gel são para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam óleos em suas formulações. Os hidratantes em creme são para peles normais ou secas

E qual a diferença entre sérum e creme?

o sérum é um intermediário entre o creme e o gel – nem tão denso quanto o primeiro, nem tão “seco” quanto o segundo. Quanto mais fino e aquoso for o produto, mais rápido seus ativos serão absorvidos atingindo as camadas masi profundas da pele. Nesse aspecto, o sérum supera os cremes – que também têm suas vantagens e indicações.

Mais informações:
fisioleao@yahoo.com.br

Até a próxima!

@carolfisioderm

Dra Ana Carolina Leão
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional
CREFITO 4/60201F

3 comentários:

Ju Penedo disse... [Responder comentário]

adorei as dicas!!
bjss

www.blogdajupenedo.com

Jeshika Kawaiii disse... [Responder comentário]

Adoooorei as dicas... E me diz uma coisa,
eu comprei um creme hidratante para o rosto livre
de óleo, mais eu acho q ele ainda deixa um pouco oleosa a minha pele...
Melhor sempre usar tudo em gel ? por mais que na embalagem venha falando que é para peles oleosas e é creme ???

Bjinhosssssssssssss

Dra Ana Carolina Leão disse... [Responder comentário]

Obrigada, meninas, por comentarem!
Jeshika, a má notícia é que pode ocorrer isso mesmo: uma loção oil free não ser a ideal para sua pele oleosa...triste, mas é a realidade! Eu mesmo custei a acha os produtos certos para minha pele! Adaptava com algumas marcas, outras não... Mas as dicas continuam valendo...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...