A Tecnologia X Cosmética


Marcadores:


Nos últimos anos nunca se viu tantos lançamentos em cosméticos, como no Brasil.

Somos, de acordo com o Euromonitor - instituto internacional que audita o mercado de higiene pessoal em mais de 120 países – o sexto país que mais utiliza cosméticos faciais no mundo. Portanto, as empresas, de olho neste mercado, estuda e comercializa cremes e mais cremes. A novidade (nem tão nova assim) e muito falada na última Beauty Fair, é o lançamento de cremes faciais que atuam no DNA.




Mas, espera um pouco! Como assim?

Temos que analisar alguns pontos:

1) Os cremes antirrugas atuam muito superficialmente. A epiderme possui a espessura entre 1 milímetro (na sola do pé) até 0,3 milimetros (nas pálpebras) de espessura. Isso quer dizer que o creme somente atuaria nas linhas finas.

2) Ao atuar modifcando o DNA, estamos dizendo que o produto é cancerígeno, concordam? Segundo Dra Renata Velloso, dermatologista, "pela lesgislação do FDA americano nenhum cosmético pode alterar a estrutura ou a função da pele, caso isso aconteça ele deixa de ser considerado um cosmético e passa a ser considerado um medicamento (vendido apenas com prescrição médica)".

Apesar de tudo isso, temos consumidoras que aprovam o uso destes produtos, o que justificaria a ação deles nas proteínas que envolvem os genes e podem, junto com os outros componentes da fórmula, melhorar a aparência da pele. 




E mais uma afirmação de quem entende: segundo Mônica Aribi, membro da Academia Americana de Dermatologia:

“É imprescindível uma comprovação clínica para se chegar a alguma conclusão. Acredito até que seja possível permear a membrana celular, mas atuar no DNA da célula ou mudar o gene, não creio”, diz.

Sabendo disso, justifica o alto preço destes cosméticos?

É para se pensar...

@carolfisioderm

Dra Ana Carolina Leão
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional
CREFITO 4/60201F

3 comentários:

Rafaela disse... [Responder comentário]

eu sempre fico com um pé atrás come sses produtos... Carol, eu uso antirrugas da Natura, será que adianta alguma coisa? não seria melhor eu ir na dermato pra ela passar algo pra mim?

bjuss

Feminina e Vaidosa disse... [Responder comentário]

eu tb não confio nos cremes muito caros não...

Beijocas
Josss
http://femininaevaidosa.blogspot.com
@unhappy_j

Dra Ana Carolina Leão disse... [Responder comentário]

Sim, Rafaela, sua dermato é a profissional mais indicada para isto, pois ela analisa sua pele e sabe das exigências dela! Quanto ao creme Natura, mal não faz não, mas a quantidade de ativos é inferior até mesmo porque é uma marca que chega diretamente ao consumidor final, sem necessitar passar por "aval" do seu médico, entendeu? Mas quanto à hidratação, não tenha dúvida que faz efeito, pela retenção hídrica que ele promove na pele! Um beijo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...