Como se vestir para casamentos - Parte II


Marcadores:
Oi, meninas!

Vamos continuar a falar sobre como se vestir para casamentos (confira aqui a parte I).

***

O casamento pela manhã pede roupas em cores mais claras e médias, então dispense o preto, marrom, cinza escuro e azul-marinho. Vestidos de festa com estampas chiques, que agora estão muito na moda, caem bem nesta situação se você não for madrinha. Se for, prefira os lisos, mas mantenha as cores. O padrinho deve coordenar com o traje do noivo sempre. O homem que não for ficar no altar, pode usar uma camisa bonita de cor clara e manga comprida. A calça deve ser escura, a não ser que seja numa fazenda ou sítio, onde as calças mais claras (branca não!) podem ser usadas.

Vestidos claros para casamentos durante o dia.

Exemplo de vestido com estampa.

O casamento à tarde pede cores mais fortes, e o preto está liberado, mas se puder, evite. Não exceda no brilho, mas também não vá menos arrumada do que você iria se fosse à noite. Os homens não têm opção, é traje escuro mesmo, preto, cinza escuro ou azul-marinho (em último caso). O azul-marinho é muito senhoril, o preto fica mais jovem. E nada de cores berrantes na camisa de baixo (vale para a gravata também), é só cores clarinhas. Camisa preta fica parecendo segurança. A gravata coordena com o terno/fraque/smoking, não com a camisa, mas o conjunto tem que ser harmonioso. Dê preferência a gravatas com listras finas, é mais chique até que a lisa. Lenço no bolso do paletó fica chique.

O casamento à noite pede tudo que o à tarde pede, porém pode-se usar uma maquiagem mais forte, um pouco mais de brilho e usar um vestido mais pesado, como o de tafetá. Sempre com o bom senso ligado.

Qual é tipo de casamento que você vai? É só civil, ou é religioso também? Qual é a religião dos noivos? É muito importante saber isso. No casamento civil, você tem uma pouco mais liberdade com decotes e fendas (sem exageros!), no religioso tem que haver respeito, mesmo que não seja na mesma religião que a sua, aliás, especialmente se não for. Na igreja católica, basta maneirar nas fendas e decotes e está ok. Se for em igreja evangélica, procure saber se ela é mais conservadora e vá de acordo. Não precisa se vestir igual a quem é da religião, mas procure não destoar tanto delas. Caso a religião seja de hábitos diferentes do que a maioria de nós está acostumado, como a Judaica, Budista, Hindu e qualquer outra, converse com os noivos e tente se adequar o máximo possível. Procure saber sobre as tradições da cerimônia também, para não sair correndo quando quebrarem um copo gritando “Mazel Tov” e pagar mico.

E aí, tem festa? Tem? Bacana! Mas se não tem, não menospreze o casamento só porque você não vai comer, beber e dançar a noite toda às custas dos outros. É um momento muito especial na vida das pessoas, respeite, tenha consideração, se arrume bem e mostre que você está feliz por aquelas pessoas! Maaaaaas... Supondo que tem festa. Como ela vai ser? Pelo local já dá para ter uma idéia. Se for em um salão fino, o casal investiu na festa, logo a cerimônia também será refinada e as pessoas estarão bem arrumadas. É em um salão mais ou menos? Vá bem arrumada, mas não para o Oscar. É um jantar ou almoço de família? Não exagere na produção ou você vai aparentar over para a ocasião. Se for em uma fazenda ou sítio, faça o mesmo, mas tomando o cuidado de não ir de sapatos de salto fino ou altos demais para não ficar desconfortável em terreno irregular.
Mandamentos dos convidados de casamento:

1-    Não tente chamar mais atenção que a noiva, mesmo que você a odeie. Vai ficar feio é para você.
2-    Nunca, jamais, em tempo algum, use jeans e/ou tênis.
3-    Sapato tem que ter um saltinho, ainda que pequeno. Rasteirinha de jeito nenhum!
4-    Terno claro, jamais!
5-    Nunca usar camisas vermelhas, laranjas e outras cores berrantes por baixo do terno.
6-    Evite ao máximo: vestido longuete, musseline e coque rococó. E coque banana.
7-    Nada de brincos de miçangas, penas e/ou compridos demais.
8-    Cuidado com os comprimentos dos vestidos, deixe aquele seu vestido curtíssimo para outra ocasião. Se ao contrário, o seu vestido estiver arrastando no chão, mande acertar a barra. Além de ser feio, ele pode te fazer pagar um mico daqueles!
9-    Deixe seu sapato da Lady Gaga em casa (salto 15, 20, 30cm), principalmente se você for andar no tapete da igreja. Fica deselegante e perigoso.
10-    Estolas, só abaixo de 10 graus. Se possível, mande fazer um casaco tipo bolero no estilo do seu vestido para “enganar” o frio.

Tem alguma dúvida sobre como se vestir em um determinado casamento ou em outras situações?
Me mande um e-mail: stephdesigner@gmail.com ;)

1 comentários:

Nara disse... [Responder comentário]

Meu Deus, acabo de me lembrar que irei ser madrinha de um em Janeiro!!!!! Já???
Tenho que procurar o meu vestido já!

Boas dicas aÊ!
Beijos
Nara
www.segredosfashion.com
Minha Loja Virtual: http://rosinara-store.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...