Como se vestir para casamentos – Parte 1


Marcadores:
Quando eu morava no interior, o bispo da região resolveu que só seriam celebrados casamentos até às 18 horas na minha cidade. Portanto, casamentos somente às 16 e às 17 horas em todas as igrejas. Com isso, os casamentos viraram samba de crioulo doido no quesito figurino, já que ninguém sabia se vestir para um que fosse durante o dia. Numa mesma cerimônia, tinha gente de vestido longo de cetim e outros de calça jeans. Os homens brigavam porque não queriam colocar terno naquele calor, e achavam que ir só de camisa social (às vezes de manga curta – argh!) estava bom. Isso quando era padrinho, porque se não fosse, quase que iam de chinelo.

Tenho dois aniversários lá no próximo mês, ambos à noite, um que será num hotel fazenda e outro numa igreja nova que resolveu que “vai-fazer-casamentos-à-noite-e-pronto”. O segundo, mesmo sendo à noite, está deixando os convidados, ou melhor, as convidadas, de cabelo em pé por causa do lugar. 

Isso me lembrou como muitas pessoas (quase todas) têm dúvidas na hora de escolher uma roupa para um casamento, principalmente se o horário ou o local fugirem um pouco do padrão. Então resolvi dar uma mãozinha para quem está passando por este perrengue.

Antes de escolher o modelo, vamos levar algumas coisas em consideração:

1 – É madrinha/padrinho?
2 – É da família de um dos noivos?
3 – É próximo(a) dos noivos ou é fillho-do-primo-do-cunhado?
4 – O casamento é de manhã, à tarde ou à noite?
5 - É civil? É religioso? Qual religião?
6 – Tem festa? Onde será? Festa fina ou um almoço/jantar em família?


Se é madrinha, use longo e nunca, jamais, use preto. Branco, gelo, cinza claro ou bege também não, confunde com a noiva e não fica legal no altar. É etiqueta, e tenho certeza que você não vai morrer por ter que usar outra cor, e ainda vai ficar bem na fita.

 Alguns exemplos de vestidos lindos para as madrinhas. Foto: Toda Perfeita
  
Não tem problema repetir a cor de outra madrinha, desde que o modelo não seja muito parecido. O padrinho vai de acordo com o noivo: se terno, terno, se fraque, fraque e assim por diante, preferencialmente da cor do traje do noivo (fica mais bonito).

Se você é da família dos noivos (pai, mãe, irmãos e cunhados(as)), vai estar quase tão exposto quando os mesmos, então capriche, mesmo que não esteja entre os padrinhos. 

Se for a mãe, esteja glamurosa, mas sem ofuscar o brilho da noiva, ok? Aliás, isso vale para todas! Longo sempre, não vale longuete (cafonésimo). Tecido bacana, evite ao máximo musseline (outro cafona). Cetim, tafetá e outros ficam lindos. Se não gosta de tecidos brilhantes, há outras opções além da musseline. O chique agora é vestidos sem bordado e com peças de strass, ou simplesmente sem nada, só com um corte e modelo bonitos. No primeiro caso, evite acessórios grandes e brilhantes, e nada de colares e gargantilhas se o detalhe em strass for no decote. Deixe o vestido reinar. No segundo caso, use acessórios brilhantes para o look não ficar pobre, e capriche no penteado.

Alguns penteados lindos! Foto: Dica Feminina

Se você é próximo do casal, não vai querer fazer desfeita para eles, né? Nada de ir com um look mais ou menos com a desculpa de que não vai estar no altar. Eles prepararam aquele momento durante meses no maior carinho, gastaram muito dinheiro, não custa nada dedicar umas horinhas a mais antes da cerimônia e se arrumar melhor. Se não tem um vestido adequado, peça emprestado a alguém. O legal é começar a pensar na roupa um mês antes, se possível, porque se tiver dinheiro, dá tempo de comprar com calma, se não, dá para convencer aquela sua prima de emprestar o lindo dela. Já se você é uma ilustre desconhecida, vá discreta, não chame a atenção nem por estar arrumada demais, nem por estar mal arrumada. Na dúvida, use um pretinho básico, logo acima do joelho (ou longo, se for uma cerimônia chique) e acessórios bem lindos.

Espero que tenham gostado  das dicas e na próxima semana tem a parte II. :)

Beijos!


2 comentários:

ReMoTa disse... [Responder comentário]

Adoro moda e minhas amigas vivem me perguntando sobre esse assunto.

O que vestir num casamento já é uma dificuldade pro povo (ainda mais que as pessoas não colocam mais o traje no convite)... e, se o horário for assim, mais "alternativo", aí vira isso mesmo que você disse: o samba do crioulo doido.

Claro que sempre tem gente sem noção. Brilhos tipo "bola espelhada" não dá... mas também já vi gente de tênis e bermuda. Falta de respeito com a cerimônia, né???

Adorei o post! Parabéns!
Beijinho,
Renata
http://mariagastadeira.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

vou casar a noite mas pela segunda vez ,vai ser na igreja o que devo usar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...